terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ah, Se eu Pudesse....

terça-feira, 19 de outubro de 2010  

Bem, acho que a maioria de vocês sabem que minha mãe está doente. Há quase três anos descobrimos que ela está com câncer de pulmão. E por ser um local de difícil prevenção, descobrimos o tumor já bem avançado. O médico foi claro em dizer que a única coisa a fazer é tentar dar uma qualidade de vida no tempo que restasse para ela. Mas lá se foram dois anos e dez meses..., minha mãe é minha melhor amiga, descobriu-se doente aos 52 anos e eu perguntei se ela havia fumado muito. Ela respondeu que não, alguns anos apenas e nada mais que 1 cigarro por dia, em média. Questionei sobre os motivos que a fizeram fumar e ela sorriu..., disse que era moda na época, todos os jovens fumavam, nas ruas, filmes, novelas..., não havia a preocupação e divulgação a respeito dos malefícios do cigarro. Depois que a moda passou e o Ministério da Saúde passou a obrigar as propagandas de cigarros alertarem sobre os riscos, além de ter as informações também contidas nas carteiras de cigarro, ela parou de fumar. Eu devia ter uns 10 anos nesta época. Mas lembro-me de pedir a ela que não fumase mais..., hoje os sofrimentos por consequência destes anos são incalculáveis..., ninguém que não passou pelo que eu passo pode imaginar.., e ela então? Nossa! sofrimento demais.., é uma doença terrível e os homens com tanta tecnologia não descobrem a cura. Tenho alguns alunos que fumam, e fumam bastante. Às vezes chegam perto de mim para perguntar algo e não consigo suportar o fedor do cigarro, aliás, minha renite não aguenta. Já cansei de pedir para que parem , que largem o vício. Mas não adianta. Juro que gostaria de ter super poderes neste momento para entrar na mente deles e colocar a consciência de que temos que buscar viver da melhor maneira possível nossas vidas..., existe câncer de pulmão para quem nunca fumou? sim, existe alguns tipos. Todos nós vamos morrer fumando ou não fumando? óbvio que iremos. Mas se pudermos fazer algo para evitar possíveis sofrimentos futuros faremos? Se eu tenho amor-próprio a minha resposta é sim, faria , faço e farei. E vocês?

Bem, essa foto foi tirada de minha mãezinha ainda com alguma saúde, apesar de já estar doente. Se vocês vissem uma foto dela tirada hoje, ficariam surpresos com a diferença..., bom, como eu não posso entrar na mente de ninguém, não é Rafael? Gilmar? Fabi? ( adorados alunos) e convecê-los a largar esta droga terrível, só me resta dizer: Ah, se eu pudesse...


Cuidem- se! Beijos,

Janaina.

Obs; Minha mãe está carregando Jade, minha cadela linda que com certeza todos vocês já ouviram falar.

Segue a abaixo dez dicas básicas para se proteger contra o câncer.


1- PARE DE FUMAR! Esta é a regra mais importânte para prevenir o câncer;

2 - TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Isto pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, verduras, legumes, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.

3 - EVITE OU LIMITE INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS. Homens devem ingerir no máximo dois drinks por dia e mulher apenas um. Além disso, pratique atividades físicas. Você não precisa de dinheiro, basta caminhar 30 minutos cinco vezes por semana.

4- Homens acima de 45 anos precisam se orientar sobre a necessidade de investigação do câncer de próstata ( avisem aos pais, avôs, tios, amigos de vocês ).

5 - As mulheres acima dos35 anos devem realizar exame clínico das mamas anualmente.

6 - As mulheres acima de 25 anos devem realizar exame preventivo ginecológico.

7 - É recomendável que mulheres e homens com mais de 50 anos realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada ano.

8 - Evite exposição prolongada ao sol entre 10hs e 16hs, e use proteção solar e chapéu. Se seu trabalho lhe expõe ao sol, use calça comprida e camisa de manga longa.

9 - Realize diariamente a higiene oral ( escovação) e procure o dentista regularmente.

10 - Nunca deixem de usar o preservativo nas relações sexuais, pois previne de HPV ( entre outras doenças e gravidez indesejada). O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer do colo de útero nas mulheres.

Fonte: INCA/ Instituto Nacional do Câncer/ Ministério da Saúde.

Postado por Trocando Idéias às 19:51 0 comentários:



Um comentário:

  1. É difícil acreditar que apesar de exemplos como esse, muitas pessoas, infelizmente, muitos JOVENS, estão cada dia mais se deixando levar pela ''moda'' do Cigarro, e a conseqüência é sempre triste . Lamentável isso.

    FORÇAS, PARA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir